Esocial: liberada opção de impressão do Recibo de Férias

Com a edição da Medida Provisória nº 927/20, o eSocial teve de se adequar à nova legislação e foi ajustado para incluir as férias no recibo de salário. Nesse caso, o recibo à parte é desnecessário, já que os valores das férias saem junto do recibo de salário. Contudo, diversos empregadores que optaram pelo pagamento antecipado das férias estavam com dificuldades para gerar um recibo por conta própria. Dessa foma, o eSocial ajustou novamente a ferramenta com a possibilidade de emissão automática do recibo, conforme já antecipado em 02/06/2020.

E-commerce do Carrefour triplica durante quarentena

No último mês, o Carrefour Brasil viu seu comércio eletrônico mais que triplicar como resultado das medidas de isolamento social para conter o novo coronavírus. De acordo com o diretor presidente da empresa, Noël Prioux, o crescimento aconteceu independente do aumento dos desafios operacionais em meio à pandemia.

Em apenas 15 dias a subsidiária do grupo francês Carrefour tomou 240 decisões para responder ao crescimento da demanda nas lojas físicas e online no Brasil. Elas incluem novas medidas sanitárias para proteger empregados e clientes, além de contratações e congelamento de preços. 

“Antecipamos algumas ações porque já tínhamos experiência com essa epidemia na Europa, onde começou algumas semanas antes. Agora já estamos até compartilhando iniciativas do Brasil com a França”, disse o diretor presidente Noël Prioux em entrevista na sexta-feira. 

Com cerca de 3 mil funcionários afastados das funções por pertencerem ao grupo de risco ou apresentarem sintomas de coronavírus, o Carrefour Brasil abriu 4 mil vagas temporárias — e planeja contratação de mais 1 mil nos próximos dias, segundo o executivo. O grupo conta com cerca de 86 mil trabalhadores no país.


Além de medir a temperatura de todos os seus colaboradores diariamente, a empresa testou há cerca de 15 dias o mesmo com clientes nas lojas físicas. A iniciativa, segundo Prioux, foi bem recebida e agora está sendo adotada em todas as 692 unidades de diferentes formatos.

“Ter febre não quer dizer que a pessoa tem coronavírus, mas temos que proteger todo mundo. Então, temos um time que pode fazer a compra para pessoa ou damos máscara e luva para ela mesma fazer”, explicou. “Agora algumas cidades da França, como Nice, adotaram a mesma prática”, acrescentou. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrava 22.169 casos confirmados de coronavírus, com 1.223 mortes até 12 de abril.

Negociação com fornecedores

Maior varejista alimentar do país, o Carrefour Brasil também intensificou as negociações com fornecedores para evitar escassez de mercadorias e aumento nos preços de 200 produtos de marca própria até 3 de junho.

“Infelizmente alguns produtores subiram os preços e não podemos aceitar. Estamos aportando volumes e, em troca, nossos fornecedores mantêm os preços”, disse Prioux. Ele destacou oscilações mais bruscas nos preços de feijão, leite, legumes, verduras e frutas.

No segmento de atacarejo, no qual a varejista opera sob a marca Atacadão, ele observou uma “redistribuição de vendas”. A demanda maior foi de pequenos mercados, padarias e outros negócios que se encaixam na categoria de serviços essenciais, compensando o fechamento de bares e restaurantes por decretos municipais e estaduais.

Aumento do e-commerce

Enquanto em supermercados, hipermercados e lojas de proximidade clientes passaram a comprar volumes maiores para sair menos de casa, a frequência de compras aumentou significativamente no comércio eletrônico, destacou o executivo. “Mais que triplicamos as vendas online no último mês. Vemos aceleração principalmente em São Paulo e repetição de compras também, mas não sabemos se vai continuar assim no futuro”, afirmou.

O Carrefour Brasil registrou crescimento de 40% no total de vendas online no quarto trimestre, de acordo com o balanço mais recente, com salto de 405% no e-commerce alimentar.

Aumento nas despesas operacionais

Juntas, alertou Prioux, todas as medidas relacionadas ao coronavírus devem elevar as despesas operacionais. Isso, por sua vez, pode compensar o recente aumento das vendas e limitar as margens.

“Vendemos volumes maiores, mas reinvestimos em custos adicionais. A visão que temos hoje é de que a margem não vai mudar e será mais ou menos como antes da crise”, disse Prioux, minimizando ainda o impacto do auxílio de 600 reais concedido pelo governo federal a trabalhadores informais.

As ações do Carrefour Brasil exibiam queda de 0,15% no início dos negócios desta segunda-feira, enquanto o Ibovespa recuava 0,4%. Os papéis da companhia encerraram março praticamente estáveis, enquanto o Ibovespa despencou cerca de 30% no mês.

Fonte Reuters Brasil
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