Esocial: liberada opção de impressão do Recibo de Férias

Com a edição da Medida Provisória nº 927/20, o eSocial teve de se adequar à nova legislação e foi ajustado para incluir as férias no recibo de salário. Nesse caso, o recibo à parte é desnecessário, já que os valores das férias saem junto do recibo de salário. Contudo, diversos empregadores que optaram pelo pagamento antecipado das férias estavam com dificuldades para gerar um recibo por conta própria. Dessa foma, o eSocial ajustou novamente a ferramenta com a possibilidade de emissão automática do recibo, conforme já antecipado em 02/06/2020 .

Servidores do INSS marcam protesto para sexta-feira

Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o país devem parar as atividades na manhã desta sexta-feira (14), em protesto contra medidas do governo Bolsonaro e por melhorias no atendimento e nos serviços prestados à população.

O principal ponto do protesto é a possível contratação de 7.000 militares, permitida pelo decreto 10.210/2020, que vem sendo chamada de "militarização do serviço público" pela categoria. Os servidores são contra, pois alegam que os militares não estariam aptos para o atendimento especializado.

Na capital paulista, a manifestação, que está sendo organizada pelas centrais sindicais, começará às 9h, em frente à agência do INSS localizada na rua cel. Xavier de Toledo, 280 (região central). Depois, os servidores devem seguir em caminhada até a Superintendência do INSS, no Viaduto Santa Efigênia, também na região central.

Segundo Moacir Lopes, diretor da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), a última audiência da categoria com o governo não avançou. "O novo presidente do INSS [Leonardo Rolim] confirmou que vão publicar medida provisória para regulamentar a contratação de servidores aposentados da União, mas insistem na tese de convocar civis e militares", afirma.

As falhas no atendimento do INSS atingem diretamente a população. Dados mostram que há 2 milhões de pedidos na fila de espera por uma resposta, dos quais 1,3 milhão aguardam há mais de 45 dias pela análise.

Os motivos da demora são a diminuição no número de funcionários, que caiu de 33 mil para 23 mil entre 2016 e 2019, além da aprovação da reforma da Previdência sem adaptação dos sistemas para que os pedidos sejam analisados de forma mais ágil.

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