Esocial: liberada opção de impressão do Recibo de Férias

Com a edição da Medida Provisória nº 927/20, o eSocial teve de se adequar à nova legislação e foi ajustado para incluir as férias no recibo de salário. Nesse caso, o recibo à parte é desnecessário, já que os valores das férias saem junto do recibo de salário. Contudo, diversos empregadores que optaram pelo pagamento antecipado das férias estavam com dificuldades para gerar um recibo por conta própria. Dessa foma, o eSocial ajustou novamente a ferramenta com a possibilidade de emissão automática do recibo, conforme já antecipado em 02/06/2020.

5 Erros dos lojistas na área contábil

Cuidar de processos primordiais como o fluxo de caixa, controle de vendas e gestão tributária tomam muito tempo e esforço, ainda mais quando o trabalho não está bem organizado.

Com tudo acontecendo ao mesmo tempo, nem sempre é fácil manter o controle das responsabilidades e garantir o equilíbrio financeiro ideal.

Mas essa deveria ser a prioridade para qualquer lojista, pois a saúde financeira é condição fundamental para sobreviver e lucrar no mercado.

Para acertar na gestão financeira e contábil, você precisa se familiarizar com a área e contar com as pessoas e processos certos.

Vamos por partes:
  1. Os principais erros dos lojistas na contabilidade
  2. Soluções eficientes para a gestão contábil
  3. Critérios para escolher o serviço de contabilidade
  4. Atenção às obrigações fiscais
  5. Como a tecnologia e inteligência podem ajudar.
Ao final da leitura, os erros ficarão no passado, e você saberá como melhorar os resultados daqui em diante.

5 erros dos lojistas na contabilidade

Alguns erros dos lojistas são fatais nos resultados financeiros e contábeis da empresa.

Por isso, é essencial prevenir esses deslizes.

Para não correr riscos, confira os 5 principais erros e evite a todo custo.

1. Falta de controle de vendas

Um dos erros mais elementares no varejo é falhar no controle de vendas, que consiste no registro e monitoramento de tudo que é vendido por período.

É a partir do controle de vendas que o lojista consegue controlar o orçamento, manter o estoque em dia, ficar de olho em fluxo de caixa e capital de giro, bem como identificar padrões, ajustar o mix de produtos e conhecer melhor os clientes.

Além disso, somente uma previsão de vendas acurada pode guiar o planejamento financeiro e contábil da empresa.

2. Problemas na gestão do estoque

A gestão do estoque é fundamental para gerar o inventário dos materiais e informações precisas sobre entradas e saídas.

Por meio do controle de estoque, é possível ter uma percepção mais clara sobre as vendas e organizar as compras para manter os produtos sempre disponíveis.

Porém muitos lojistas são desorganizados nessa área e acabam enfrentando rupturas no estoque, além de causar problemas fiscais por conta de irregularidades no inventário.

3. Erros no controle de custos e precificação

A contabilidade de custos é outra área que costuma ser alvo dos erros dos lojistas, que nem sempre se preocupam em analisar os gastos do negócio.

Basicamente, essa função contábil organiza os custos e despesas da empresa, fixos e variáveis, para definir as margens de lucro e contribuição adequadas.

A partir dessa análise, a formação do preço de venda é definida com mais precisão, visando a lucratividade da empresa.

Os erros no processo podem comprometer as receitas e deixar a loja no vermelho.

4. Gestão financeira ineficiente

As rotinas financeiras são de vital importância para manter a saúde do negócio, mas a gestão das finanças ainda é um desafio para muitos lojistas.

Segundo dados do Serasa, publicados na Folha em 2017, um terço das empresas brasileiras enfrentam dificuldades financeiras.

Boa parte desse endividamento é causada pela má gestão, que dificulta tarefas tão básicas quanto o controle de contas a pagar e a receber.

5. Incompreensão dos dados contábeis

Por fim, a falta de conhecimento dos lojistas a respeito dos dados contábeis é um problema frequente, que prejudica a capacidade de tomar decisões assertivas.

Muitos nem sabem responder se a empresa está dando lucro ou prejuízo, ou se já alcançou seu ponto de equilíbrio.

Logo, compreender a contabilidade gerencial é urgente para retomar o controle financeiro da empresa.

Soluções para a gestão contábil no varejo

Para uma contabilidade eficiente, o único caminho possível é a profissionalização da gestão, envolvendo pessoas e processos.

O ideal é contar com profissionais competentes e especializados no varejo, além de uma infraestrutura tecnológica que atenda às necessidades financeiras e contábeis da empresa.

Para isso, a loja tem duas opções: contratar uma equipe própria ou terceirizar a gestão financeira e contábil.

A principal vantagem de contar com uma equipe interna é garantir a agilidade e o domínio sobre as informações do negócio, mas os avanços do mercado de BPO (Business Process Outsourcing) financeiro também são animadores.

Isso porque a contratação de empresas especializadas facilita o acesso às últimas tendências e melhores práticas de gestão, além de reduzir custos e construir parcerias de longo prazo.

No caso da contabilidade, contratar um profissional ou empresa continua sendo uma opção segura e viável, ainda mais com a evolução notável do setor.

Para você ter uma ideia, a profissão de contador é a quarta que mais cresce no mundo, com mais de 77 mil empresas e profissionais registrados no Conselho Federal de Contabilidade.

Como escolher o serviço de contabilidade para a loja

Para escolher seu profissional ou serviço de contabilidade, você deve levar em conta três critérios: afinidade com o segmento, experiência e perfil consultivo.

Naturalmente, é uma vantagem contar com profissionais que já entendem do ramo do negócio, enquanto a função de consultoria é obrigatória para contadores modernos.

Contra os erros dos lojistas, o melhor antídoto é ter um contador parceiro para ir além das rotinas burocráticas e contribuir com a gestão do negócio.
Mudanças fiscais para ficar de olho

Entre os erros dos lojistas, também estão as falhas com as obrigações fiscais.

Por isso, é fundamental contratar profissionais que acompanham as mudanças nos impostos.

Atualmente, o Estado avança com o SPED, o Sistema Público de Escrituração Digital que monitora as atividades das empresas em tempo real.

O governo já controla toda a movimentação de entrada, saída e devolução de mercadorias por meio das notas fiscais eletrônicas, fiscalizando de perto para evitar qualquer fraude.

A novidade mais recente foi a obrigatoriedade de enviar informações trabalhistas online pelo eSocial, um sistema dedicado às escriturações previdenciárias e trabalhistas.

Tecnologia e inteligência a serviço da contabilidade

A contabilidade se transformou no mesmo ritmo da Quarta Revolução Industrial, acompanhando tendências como a computação em nuvem, inteligência artificial e Big Data.

Como resultado, temos um novo perfil profissional de contadores: consultivos, inteirados no mundo digital e prontos para atuar como parceiros estratégicos da empresa.

A contabilidade digital já está automatizando tarefas e simplificando processos, para que os profissionais usem seu tempo para contribuir com informações valiosas para o sucesso do negócio.

Assim, os contadores deixaram de agir como despachantes e passaram a oferecer insights para a tomada de decisão dos lojistas.

Esse novo profissional pode ajudar você a dominar os números do negócio, controlar o estoque, definir o público-alvo e aprimorar todos os critérios de gestão.

Para afastar de vez os erros dos lojistas, também há plataformas inovadoras como a Conta Azul, que integra toda a gestão contábil e conecta contadores e empresas em tempo real.

Com um contador de confiança e as ferramentas certas, você terá um braço direito para alcançar objetivos e apoio profissional para melhorar todos os pontos da gestão.

Assim, não haverá espaço para erros na área que define o crescimento do seu negócio. 

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