Esocial: liberada opção de impressão do Recibo de Férias

Com a edição da Medida Provisória nº 927/20, o eSocial teve de se adequar à nova legislação e foi ajustado para incluir as férias no recibo de salário. Nesse caso, o recibo à parte é desnecessário, já que os valores das férias saem junto do recibo de salário. Contudo, diversos empregadores que optaram pelo pagamento antecipado das férias estavam com dificuldades para gerar um recibo por conta própria. Dessa foma, o eSocial ajustou novamente a ferramenta com a possibilidade de emissão automática do recibo, conforme já antecipado em 02/06/2020.

Nichos da contabilidade: descubra como escolher o seu!

A maioria dos escritórios ou empresas de contabilidade atuam no mercado de forma generalizada, ou seja, prestam serviços para empresas de qualquer ramo. Mas isso tem mudado com os anos: hoje, uma das grandes tendências dos profissionais contábeis é estudar os nichos da contabilidade para escolher em qual se especializar.

Segmentar o campo de atuação escolhendo um setor específico permite aumentar a qualidade dos serviços prestados, pois facilita o desenvolvimento de estratégias competitivas para os clientes. Consequentemente, isso aumenta as possibilidades de fidelização e melhora o faturamento do seu escritório.

Diante de tantas áreas para optar, porém, como escolher o nicho mais adequado para os seus serviços? Se essa é a sua dúvida, fique tranquilo! Neste post, mostraremos o que é contabilidade de nicho, quais os setores existentes e quais as melhores técnicas para escolher o mais vantajoso para você.

O que é contabilidade de nicho?

A contabilidade de nicho consiste na segmentação do ramo de atuação do escritório ou empresa contábil. Ao fazê-lo, os contadores passam a trabalhar com um grupo de pessoas ou empresas com características, objetivos e problemas similares.

Essa necessidade surgiu principalmente da crescente globalização do mercado: para se destacar em um meio cada vez mais competitivo e modernizado, as empresas precisam de estratégias bem focadas e objetivas.

Como a contabilidade atua na tomada de decisões e na estruturação de projetos, os profissionais também precisam se especializar em um ramo para serem capazes de garantir o sucesso de seus clientes. Vale lembrar que ser especialista é um grande diferencial, pois as empresas do seu nicho sempre optarão por serviços especializados em vez de prestadores generalizados.

Quais são os principais nichos da contabilidade?

Empresas de todos os ramos e tamanhos precisam de serviços contábeis. Por isso, a lista de nichos que a serem escolhidos é bastante ampla. Nos tópicos abaixo, listamos alguns exemplos de nichos e mostramos como a contabilidade especializada pode atuar em cada um deles.

Agropecuária

A agropecuária consiste em um conjunto de atividades rurais relacionadas à produção vegetal (agrícola) e à criação de animais (pecuária). Esse nicho envolve o controle eficiente e o bom gerenciamento do agronegócio.

Muitos gestores misturam despesas pessoais às da empresa, não apuram lucros adequadamente, não têm organização financeira e sofrem perdas pela falta de cálculo da depreciação, amortização e exaustão em seu patrimônio. Todas essas necessidades tornam o contador especialista na agropecuária um diferencial competitivo para os negócios do ramo.

Comércio varejista

No varejo, há um constante fluxo de mercadorias envolvendo estoque, entradas, saídas, reposições, etc. Consequentemente, a burocracia desse tipo de comércio se torna extensa, pois há um grande número de notas fiscais a serem emitidas e registros a serem efetuados.

Nessa área, a contabilidade especializada é capaz de organizar melhor a gestão documental e aprimorar o controle dos recursos, das finanças e dos investimentos para tornar o negócio mais rentável, além de tornar mais benéfica a tomada de decisões pelos gestores.

Área da saúde

A área da saúde é abrangente, incluindo clínicas e consultórios médicos, odontológicos, veterinários, ortopédicos, entre outros. Entretanto, profissionais do segmento encontram dificuldades principalmente no seu enquadramento fiscal, na condução do fluxo de caixa e na declaração de impostos, o que é uma ótima oportunidade de atuação para os contadores especializados.

E-commerce

Lojas virtuais são bastante promissoras: por consistirem em um ramo novo que está em constante expansão, os empresários ainda têm dúvidas sobre as licenças e documentos necessários para iniciar o negócio.

Além de auxiliar os gestores na abertura do e-commerce, os contadores especializados em e-commerce devem conhecer os melhores indicadores de desempenho para mensurar os resultados desse tipo de comércio, fornecendo todo o suporte necessário para a tomada de decisões acertadas.

Como escolher o melhor nicho para atuar?

Cada ramo exige um foco diferente dos contadores, o que torna a contabilidade especializada mais visada pelas empresas. Antes de decidir em qual nicho atuar, porém, é preciso saber qual dele é o mais adequado para os seus serviços.

Entenda os tipos de segmentação

O primeiro passo é determinar como você realizará a segmentação, considerando características das empresas que a tornam mais acessíveis ao seu negócio. Os tipos de segmentação são:

  • geográfica: atendimento às empresas instaladas em uma área, como na sua região, estado ou cidade;
  • porte: relaciona o tamanho da empresa ou a quantidade de notas fiscais que serão emitidas com a capacidade de atendimento de seu escritório ou empresa contábil;
  • setor: ramo de atuação dos clientes com os quais você está mais familiarizado;
  • estágio: avalia se os serviços serão focados na abertura de novos negócios ou no suporte daqueles já ativos.


Aplique ferramentas de análise

Existem táticas que ajudam os contadores a compreender melhor a situação dos serviços contábeis no mercado em que estão inseridos. São duas as principais ferramentas: a Matriz BCG e a análise SWOT.

A Matriz BCG relaciona a sua participação de mercado com o crescimento deste, permitindo encontrar os serviços que podem gerar mais receita com menor investimento. Já a análise SWOT estuda a empresa em seus aspectos internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e possíveis ameaças).

Quando combinadas, essas duas estratégias permitem obter um raio X do seu escritório contábil, permitindo entender quais nichos serão mais lucrativos e em quais você será capaz de prestar serviços de qualidade.

Verifique seus atuais clientes e seu histórico

Confira a sua carteira de clientes regulares e separe-os por área. Se uma parte significativa de seus clientes (40%, por exemplo) for de um mesmo setor, esse pode se tornar o nicho em que você se especializará.

Essa é uma tática que fornece uma vantagem de mercado, pois você já possui experiência na prestação de serviços contábeis nessa área específica. Assim, é possível manter seus clientes consolidados e buscar contatos que podem expandir sua rede de influência.

Pesquise o mercado de cada nicho

As dicas acima são muito importantes para ajudar você a entender o perfil do seu escritório e dos seus clientes, mas é preciso ter em mente que nem sempre o segmento que você está acostumado a atender é o mais vantajoso para o seu negócio. Por isso, é fundamental estudar o seu mercado para se certificar de que ele vai permitir o desenvolvimento do seu escritório contábil.

Siga os passos anteriores e faça uma seleção dos nichos mais promissores. Depois, colete dados sobre a situação e as características de cada um desses setores. Veja algumas ações que podem ser tomadas:

  • participe de eventos, fóruns, congressos e workshops dos setores;
  • visite associações comerciais;
  • entre em grupos de redes sociais dos nichos pré escolhidos;
  • procure o SEBRAE para saber mais sobre cada um dos setores;
  • converse com os devidos sindicatos.


Como você viu, os nichos da contabilidade são amplos, mas não existe um que seja necessariamente mais vantajoso do que outro: é preciso realizar as etapas explicadas para descobrir qual é a opção mais adequada para seu escritório ou empresa contábil.

Fortes 





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