Esocial: liberada opção de impressão do Recibo de Férias

Com a edição da Medida Provisória nº 927/20, o eSocial teve de se adequar à nova legislação e foi ajustado para incluir as férias no recibo de salário. Nesse caso, o recibo à parte é desnecessário, já que os valores das férias saem junto do recibo de salário. Contudo, diversos empregadores que optaram pelo pagamento antecipado das férias estavam com dificuldades para gerar um recibo por conta própria. Dessa foma, o eSocial ajustou novamente a ferramenta com a possibilidade de emissão automática do recibo, conforme já antecipado em 02/06/2020 .

Entenda quais são as 3 coisas que os seus funcionários mais querem

Se engana quem pensa que dinheiro é uma das coisas que os funcionários mais querem para se manter em uma empresa. Obviamente, honrar os seus compromissos e pagar salários compatíveis com as demais companhias do mercado é o mínimo que se espera, mas esses não são os únicos itens a serem observados caso você queira reter os principais talentos na sua corporação.


Em muitas circunstâncias, pelo menos outros três fatores podem ser levantados como decisivos pelos empregados e você precisa saber quais são eles. Conhecer os anseios dos seus colaboradores é o primeiro passo para criar um ambiente em que todos se sintam a vontade para perseguir novos desafios e para que possam fazer a diferença no dia a dia.

Aqui, listamos 3 coisas que a nova geração de funcionários espera que a sua empresa ofereça, de acordo com um estudo publicado pela Harvard Business Review. Será que a sua companhia está no caminho certo para oferecer tudo isso?

1. Oportunidade de crescimento na carreira
O mundo globalizado e competitivo funciona como uma faca de dois gumes para as empresas. Se por um lado isso abre muitas portas para que elas busquem matéria-prima em locais com preços mais acessíveis, reduzindo os custos de produção, por outro lado mais empresas entram no mercado em condições de igualdade, o que faz com que a disputa por funcionários em certas áreas seja bastante acirrada.

Embora um dos reflexos seja diretamente o aumento na média dos salários, há um limite para isso. A partir de um certo ponto, não é mais o dinheiro que faz a diferença – uma vez que todos podem pagar a mesma quantia e pagar mais não faria sentido. É nessa hora que os funcionários começam a observar itens como as oportunidades de carreira.

Empresas que criam estruturas que permitam o crescimento profissional dos funcionários, com suporte a cursos superiores, pós-graduação, intercâmbio internacional ou ainda oportunidades de progredir para cargos maiores levam vantagem. Para muitos, esse fator é decisivo na hora de escolher um novo local de trabalho.

2. Envolvimento da empresa com a comunidade
O que antes era uma percepção apenas dos consumidores, hoje passou a ser também um pré-requisito para os empregados. A sua empresa é apenas mais uma no mercado ou ela realmente faz a diferença na comunidade na qual está inserida? Se o perfil da sua companhia se encaixa na primeira opção, é bom ligar um sinal de alerta.

A pesquisa divulgada pela Harvard Business Review mostra que as companhias que procuram se envolver com o meio no qual estão inseridas têm a preferência por parte dos jovens na hora que eles vão fazer a escolha. Isso significa que você não deve ser alheio ao que ocorre à sua volta. Muitas vezes, isso pode requerer posicionamentos políticos e sociais imediatos, a fim de reforçar a imagem da sua companhia perante o mercado.

3. Sua empresa deve lutar por uma causa
Ninguém discorda que o objetivo de uma empresa é obter lucro ao final de um período. Entretanto, tudo aquilo que fazemos na vida deve ter um propósito – e no caso das empresas, a esse propósito damos o nome de causa. Qual é a causa pela qual a sua empresa está disposta a lutar?

As opções são muitas e todas elas têm o seu devido valor. Direitos humanos, igualdade social, meio ambiente, a escolha fica a seu critério. Porém, é preciso escolher uma opção e lutar por ela, realmente acreditando que a sua maneira de fazer negócios pode influenciar, de alguma forma, para tornar o mundo um lugar melhor.

Seus funcionários – e seus futuros colaboradores – estão de olho nisso. Se houver identificação com o propósito pelo qual você luta, certamente a sua companhia terá preferência na escolha. Note que não adianta apenas externar isso em forma de discurso, é preciso colocar a mão na massa, com ações concretas e um posicionamento bastante claro e objetivo.

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